Romarias do Círio serão monitoradas por câmeras de segurança
Com um total de 34 pontos de monitoramento eletrônico, o Centro Integrado de Operações (Ciop) vai monitorar o trajeto das romarias durante o Círio de Nazaré, em Belém. Até a próxima quinta-feira (10) serão instaladas 10 câmeras na capital.
Uma sala será montada especialmente para realizar o monitoramento nas vias em que ocorrem as procissões. A estrutura funcionará no sábado (12) e no domingo (13), no prédio do Ciop, que conta com um avançado sistema de monitoramento de vias públicas, com câmeras instaladas em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém.
“A sala de situação é estrategicamente instalada no Ciop, porque o órgão dispõe de toda a tecnologia necessária para acompanhamento, em tempo real, do que está ocorrendo na cidade. Junto com as forças de segurança, poderemos acelerar as tomadas de decisões, caso haja necessidade”, informou o coronel PM José Osmar Albuquerque, diretor do Ciop.
O sistema será utilizado por policiais e bombeiros militares, treinados para acompanhar a movimentação nas ruas da cidade e identificar problemas que possam comprometer a segurança da população.
Participarão do monitoramento na sala de situação representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Departamento de Trânsito (Detran), Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Guarda Municipal. O movimento nas ruas será acompanhado em tempo real, por meio de telões e das imagens aéreas geradas a partir do helicóptero da PM.
G1/PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário