Imagem de Nossa Senhora percorre quase 50km em romarias no sábado
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré participa de dviersas romarias neste sábado (12). As festividades, que antecedem a grande procissão do Círio de Nazaré realizada no domingo (13), começam com a Romaria Rodoviária às 5h30, que sai da Praça Matriz de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.
A procissão acontece desde 1989. Após uma missa, a imagem segue em um andor colocado em cima de um carro, percorrendo cerca de 24 km pela Rodovia BR-316 enquanto atravessa os bairros da Cidade Nova, Icuí, PAAR, Guajará e Maguari até chegar em um trapiche em Icoaraci, de onde é colocada em uma Corveta da Marinha que dá continuidade ao louvor de Nossa Senhora através das águas: é o chamado Círio Fluvial.
Romaria Fluvial durou 2h50 em 2012
(Foto: Eunice Pinto / Agência Pará)
Na Romaria Fluvial, a imagem segue até a Escadinha do Cais do Porto, que fica na Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas. O percurso dura cerca de 3h. Na chegada, a imagem é recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar, graças a uma lei de 1971 que proclamou a Virgem de Nazaré como "Rainha da Amazônia".
Antes de chegar ao Cais do Porto, por volta de 11h30 da manhã, a imagem é aguardada por centenas de motociclistas, que fazem a Moto Romaria. A procissão existe desde 1990, e foi criada pela federação paraense de motociclismo para homenagear a padroeira em um percurso de 2,5 km, no qual o ronco dos motores se mistura com os cantos e orações.
Glória e Nossa Senhora
Outro momento marcande dos eventos de sábado é a Descida do Glória. Após uma missa na Basílica de Nazaré, a imagem original da Virgem, que teria sido encontrada pelo caboclo Plácido de Souza em 1700 no igarapé Murutocu, sai de seu nicho permanente no altar-mor da igreja e se aproxima dos fiéis, sendo colocada em um nicho no presbitério, marcando o fim das festividades da manhã de sábado.
Em 2012,1,5 milhão de pessoas acompanharam
a Trasladação (Foto: Divulgação)
Trasladação
A última romaria das procissões de sábado começa com uma missa celebrada às 16h30 na frente do colégio Gentil Bittencourt. De lá, a Imagem Peregrina segue até a Ingreja da Sé fazendo um percurso inverso ao do Círio, no domingo seguinte: a multidão caminha pela avenida Nazaré, Presidente Vargas, Boulevard Castilhos França e avenida Portugal até a Catedral recebendo várias homenagens.
O percurso tem 3,6 km de extensão. Em 2012, a imagem foi acompanhada por 1,4 milhão de fiéis, segundo dados do Dieese, e durou cerca de cinco horas e meia.
Chegando ao seu destino, a imagem e os peregrinos aguardam a retomada das festividades na romaria do dia seguinte, que deve atrair cerca de 2 milhões de fiéis.
g1/pa
Nenhum comentário:
Postar um comentário