População prepara manifesto para a Praça Barão de Santarém
Duas manifestações são programadas para Santarém neste final de semana
Ato contra aumento da passagem em Santarém

Os santarenos se mobilizam também para apoiar as manifestações que ocorrem desde o inicio deste mês em todo o país, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A estimativa da coordenação é de mais de 20 mil pessoas participem do protesto nas ruas de Santarém.
De acordo com a coordenação, a concentração será na Praça Barão de Santarém, próximo ao Museu João Fona, a partir de 17h.
As lideranças garantem que o movimento será feito de forma pacífica e sem depredar o patrimônio público ou privado. Eles acreditam que o vandalismo em São Paulo está partindo de uma minoria de manifestantes que tentam desarticular a credibilidade das manifestações.
Na manifestação do inicio desta semana, pelo menos 61 pessoas foram detidas após saques e depredações durante o sexto protesto contra o aumento das tarifas do transporte público na capital paulista.
Inclusive, um carro de reportagem da TV Record foi incendiado por um grupo de pessoas quando a maior parte dos manifestantes já havia deixado o local onde ocorreu o protesto. O incêndio aconteceu enquanto a equipe de jornalismo da Record realizava a cobertura ao vivo do sexto dia de manifestações em São Paulo.
O movimento afirma que decidiu unir forças, por conta de outras regiões do Brasil terem acordado para o descaso, desrespeito, abandono e para a política suja que está sendo jogada na cara da população. A proposta dos manifestantes é fortalecer o ato promovido pela UES denominado “Todos às ruas no dia 20”, juntamente com o ato intitulado “Dê um presente à Santarém”, além de fazer uma só corrente em busca dos direitos dos cidadãos.
Uma nota compartilhada em redes sociais denuncia que a cidade de Santarém sofre com a poluição de suas águas (igarapés e lago do Juá) e o grande rio Tapajós, hoje, ameaçado pelo projeto de sete hidroelétricas em sua bacia. “Nós da sociedade civil não podemos ficar parados vendo a desgraça chegar. Por isso, convidamos toda a população da cidade, grupos, sua igreja, sua associação para se juntar a nós dos Movimentos, Tapajós Vivo, Defesa do Juá, defesa do Urumari e UES para darmos um presente à cidade aniversariante, com uma marcha de alerta e nesta quinta e sábado”, diz a nota.
Veja a programação oficial das manifestações:
QUINTA – FEIRA 20/06/13
17h – Concentração: Praça São Sebastião – Seguindo rumo ao cruzamento da Rui Barbosa com Barão do Rio branco em direção a orla da Cidade.
Orientação: Todos os manifestantes devem vestir camisetas brancas e não levar bandeiras partidárias!
Quem participa? Quem defende a dignidade, quem quer um transporte público licitado e de qualidade, quem quer o Tapajós Vivo, quem AMA SANTARÉM!!
CAMINHADA PACÍFICA!!!
SÁBADO – 22/06/13
Obs: Havéra um ônibus com saída de frente da OAB para os alunos da UFOPA às 16 e 30. Lá também estarão fazendo pinturas em camisetas.
Concentração: trevo das rodovias: Fernando Guilhon com Everaldo Martins
Hora – 8 horas da manhã
Quem participa – toda pessoa responsável que exige a salvação do Lago do Juá!
Fonte: RG 15/O Impacto
Nenhum comentário:
Postar um comentário