Fotógrafo e repórter são presos durante protesto contra aumento da tarifa de ônibus em SP
Jornalistas da Carta Capital e do portal Terra foram detidos na tarde desta quinta-feira
O repórter Piero Locatelli, da revista Carta Capital, foi detido na tarde desta quinta-feira (13), na praça do Patriarca, região central de São Paulo, durante a cobertura das manifestações contra o aumento da passagem de ônibus na capital paulista. Segundo a revista, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi informada da prisão pela redação de Carta Capital e entrou em contato com o comando da Polícia Militar para obter mais informações sobre os detalhes da prisão.O fotógrafo do Terra Fernando Borges também foi detido. De acordo com informações do portal, "ele portava crachá de imprensa, equipamento fotográfico e se apresentou como jornalista, mas foi levado pelos policiais". Ele passou 40 minutos detido junto com manifestantes e já foi liberado.
Outros casos
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) “condenou veementemente” a agressão contra o repórter Fernando Mellis, do R7, e as prisões dos jornalistas Leandro Machado, da Folha de S.Paulo, Pedro Nogueira, do Portal Aprendiz, e do fotógrafo Leandro Morais, do UOL, durante o terceiro protesto contra o aumento das tarifas do transporte coletivo na cidade de São Paulo, ocorrido na terça-feira (11).
Em nota, a entidade afirmou que “enxerga tentativa de obstrução do trabalho de cobertura das manifestações” e considerou “preocupante que esta ação contrária ao trabalho da imprensa parta do Estado, e justamente da PM, mandada à rua para manter a ordem e garantir direitos”.
Detidos sob a alegação de que "atrapalhavam a ação da polícia”, Leandro Machado e Leandro Morais foram levados para a delegacia dos Jardins e acabaram liberados cerca de uma hora depois. Já Pedro Ribeiro Nogueira foi indiciado por formação de quadrilha e danos ao patrimônio e transferido para a delegacia do Bom Retiro. Um vídeo, que está circulando na internet, mostra Pedro sendo agredido a golpes de cassetete por um grupo de policiais militares, momentos antes de ser preso.
No episódio ocorrido com Fernando Mellis, o repórter, apesar de estar identificado por um crachá, levou um golpe de cassetete nas costas, quando acompanhava a ação da PM contra um manifestante.
Fonte ( noticias.r7.com)





iptvweb01




Nenhum comentário:
Postar um comentário